A empresa de entretenimento BitTorrent vai abrir um novo site legal para o download pago de filmes que contará com conteúdos dos principais estúdios de Hollywood. As séries de TV vão estar disponíveis por 1,99 dólares cada. O aluguer de filmes por períodos de 24 horas vai custar entre 2,99 dólares e 3,99 dólares, consoante os filmes sejam mais recentes ou mais antigos.


Está também prevista a oferta de animação japonesa e vídeo de alta definição. Fica para já afastada a venda de filmes, devido aos elevados preços cobrados pelos estúdios para venda das películas. A colocação online de vídeos fabricados pelos utilizadores é também possível.



O novo projecto é a resposta da empresa às investidas das associações do sector que querem pôr termo à cópia pirata de conteúdos digitais descarregados através de programas ilegais. A BitTorrent é conhecida pelo seu software que permite fazer cópias ilegais de conteúdos digitais, já descarregado por 135 milhões de utilizadores de Internet.



A empresa acredita que pelo menos um terço dos utilizadores do seu software vão aderir ao novo serviços, por considerar que a maioria são fãs de conteúdos digitais a quem irá interessar uma oferta de alta qualidade, mesmo que seja paga. Os utilizadores do serviço são na maioria homens com idades entre os 15 e os 35 anos.



O BitTorrent tem sido um dos alvos da indústria cinematográfica mais difícil de culpabilizar pelo suporte de actividades ilícitas graças a uma estratégia de descentralização característica das redes P2P, através da qual o download de determinado conteúdo é efectuado a partir de informação de vários outros utilizadores ligados à Internet.



O acordo com os principais estúdios de Hollywood começou a ser desenhado ainda em 2005 no rescaldo de um conjunto de processos judiciais interpostos pela indústria cinematográfica contra outros sites peer-to-peer.



Estes desenvolvimentos acabaram por motivar um acordo entre o site e a indústria que agora se mostra mais confiante para disponibilizar os seus conteúdos em sites P2P, com a utilização de sistemas de protecção de direitos digitais. A tecnologia utilizada neste caso concreto é a solução de DRM desenvolvida pela Microsoft.



O renovado site vai oferecer filmes da Warner Bros., Paramount Pictures, 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, Lionsgate e episódios das séries 24 e Punk'd.



Notícias Relacionadas:

2005-08-31 - Combate à pirataria provoca abandono do BitTorrent a favor do eDonkey


2005-06-20 - Microsoft usa conceito do BitTorrent para desenvolver software P2P