A empresa de entretenimento BitTorrent vai abrir um novo site legal para o download pago de filmes que contará com conteúdos dos principais estúdios de Hollywood. As séries de TV vão estar disponíveis por 1,99 dólares cada. O aluguer de filmes por períodos de 24 horas vai custar entre 2,99 dólares e 3,99 dólares, consoante os filmes sejam mais recentes ou mais antigos.
Está também prevista a oferta de animação japonesa e vídeo de alta definição. Fica para já afastada a venda de filmes, devido aos elevados preços cobrados pelos estúdios para venda das películas. A colocação online de vídeos fabricados pelos utilizadores é também possível.
O novo projecto é a resposta da empresa às investidas das associações do sector que querem pôr termo à cópia pirata de conteúdos digitais descarregados através de programas ilegais. A BitTorrent é conhecida pelo seu software que permite fazer cópias ilegais de conteúdos digitais, já descarregado por 135 milhões de utilizadores de Internet.
A empresa acredita que pelo menos um terço dos utilizadores do seu software vão aderir ao novo serviços, por considerar que a maioria são fãs de conteúdos digitais a quem irá interessar uma oferta de alta qualidade, mesmo que seja paga. Os utilizadores do serviço são na maioria homens com idades entre os 15 e os 35 anos.
O BitTorrent tem sido um dos alvos da indústria cinematográfica mais difícil de culpabilizar pelo suporte de actividades ilícitas graças a uma estratégia de descentralização característica das redes P2P, através da qual o download de determinado conteúdo é efectuado a partir de informação de vários outros utilizadores ligados à Internet.
O acordo com os principais estúdios de Hollywood começou a ser desenhado ainda em 2005 no rescaldo de um conjunto de processos judiciais interpostos pela indústria cinematográfica contra outros sites peer-to-peer.
Estes desenvolvimentos acabaram por motivar um acordo entre o site e a indústria que agora se mostra mais confiante para disponibilizar os seus conteúdos em sites P2P, com a utilização de sistemas de protecção de direitos digitais. A tecnologia utilizada neste caso concreto é a solução de DRM desenvolvida pela Microsoft.
O renovado site vai oferecer filmes da Warner Bros., Paramount Pictures, 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, Lionsgate e episódios das séries 24 e Punk'd.
Notícias Relacionadas:
2005-08-31 - Combate à pirataria provoca abandono do BitTorrent a favor do eDonkey
2005-06-20 - Microsoft usa conceito do BitTorrent para desenvolver software P2P
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pokémon Legends Z-A chega no final do ano. Mas há mais novidades dos monstrinhos a chegar -
App do dia
Nova app Shar quer “mudar o jogo” do aluguer de artigos em nome do consumo sustentável -
Site do dia
Genaimo transforma texto em animações 3D de forma simples -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários