Depois dos movimentos para regulação da conduta dos bloggers online, a agência Associated Press adianta agora que um grupo de bloggers está a tentar dinamizar um movimento que leve à criação de um sindicato para quem mantém blogs, dando acesso a seguro de saúde mas também a normas de conduta e standards profissionais, para além de credenciais de imprensa, por exemplo.

A discussão sobre a diferença entre bloggers e jornalistas é já longa, assim como a tentativa de regular conduta online, por parte das empresas mas também pela própria comunidade de bloggers. A crescente profissionalização de alguns dos que se dedicam a escrever blogs preocupa também a blogosfera, mas a diversidade de ideias e opiniões é também patente da parte dos bloggers que parecem não se entender quanto ao objectivo a alcançar com este movimento.

Durante uma convenção de bloggers em Chicago, a YearlyKos, num painel onde se discutia o tema de "organização", Kirsten Burgard foi uma das que defendeu a hipótese de criação de um sindicato, mas há também quem se oponha frontalmente à ideia, como Mark Noonan, editor da Blogs for Bush que teme que este tipo de organização limite a natureza livre da blogosfera, adianta a mesma fonte.

Alguns dos bloggers escolheram já associar-se à National Writers Union, que tem vindo a monitorizar a blogosfera, convidando alguns de principais nomes a juntar-se à associação.

Notícias Relacionadas:

2007-06-20 - Blogger ouvido no DCIAP depois de escrever sobre a licenciatura de Sócrates

2007-04-09 - Especialistas promovem conduta de utilização da blogosfera

2006-03-31 - Dois terços dos utilizadores de Internet portugueses acedem a blogs

2006-02-09 - Número de blogs duplica a cada seis meses