A medida integra um plano que tem sido debatido pela indústria e pelos operadores de telecomunicações nos últimos anos, sem acordo. A indústria pretendia que as cartas fossem um primeiro passo para sanções mais graves, que culminariam no corte do acesso a serviços de Internet.
Os operadores foram sustentando que um sistema do género seria caro de implementar e ia contra os princípios europeus de privacidade. Conseguiram travar a versão mais dura do plano, mas não se livraram que ter um papel ativo no combate à pirataria.
Assim, a partir do próximo ano os ISPs começarão a enviar cartas para os clientes com atividades suspeitas online. Serão enviadas um máximo de quatro cartas de aviso por ano e podem ser completamente ignoradas por quem as receber, já que têm como única missão a sensibilização.
O sistema vai chamar-se Voluntary Copyright Alert Programme e é a componente central da aliança Creative Content UK, que junta ISP e organizações da indústria do entretenimento. Conta com o apoio do Governo, que entra com um financiamento de 3,5 milhões de libras (4,4 milhões de euros).
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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