O browser nativo do sistema operativo Android já é o mais utilizado por internautas que acedem à Web a partir de dispositivos móveis, destronando o navegador da norueguesa Opera Software, que dominava o segmento a nível global.

Os números são avançados pelo StatCounter, que atribui uma quota de 22,67% do mercado global ao navegador fornecido com o sistema operativo móvel da Google, numa contagem que tem em conta tanto acessos feitos a partir de smartphones como tablets.

A "ultrapassagem" do Opera, agora com 21,7% do segmento, ter-se-á dado em fevereiro, mês em que o browser do iPhone se classificou na terceira posição do Top, com uma percentagem de 21,06% dos utilizadores.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em Portugal a liderança do navegador do Android é ainda mais destacada, com o software a acabar fevereiro com uma quota de 33,19% do mercado, a uma distância "segura" do segundo classificado, o iPhone, que não vai além dos 26,67%.

Em terceiro lugar surge a solução disponibilizada pela Nokia, usada por 14,6%. Há um ano, o browser fornecido com os telefones da fabricante finlandesa era o mais usado pelos portugueses, com uma quota de 31,91% do mercado, enquanto o software para Android não ia além dos 14,6%.

[caption][/caption]

Os dados do StatCounter ilustram também a evolução registada pelo navegador da Google para Android no último ano. A nível mundial, a quota do browser, que em fevereiro de 2011 não ia além dos 14%, quase duplicou nos últimos 12 meses, para os 23%.

Particularmente afetados por esta subida terão sido as soluções da Nokia e BlackBerry para navegação na Internet, que viram as suas quotas cair pra os 6% e 11%, respetivamente. Um ano antes contavam com 15,77% (Nokia) e 14,35% (BlackBerry) do mercado da navegação Web a partir de dispositivos móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes