George W. Bush assinou uma directiva secreta que ordena ao governo o desenvolvimento de um conjunto de princípios para determinar quando e como é que os Estados Unidos poderão lançar ciber-ataques contra redes informáticas inimigas, revelou hoje o jornal norte-americano Washington Post citando oficiais administrativos.



Este grupo de orientações no caso da ocorrência de uma ciber-guerra iria fornecer pela primeira vez as regras mediante as quais os Estados Unidos poderão penetrar e danificar sistemas informáticos de outros países. Bush aprovou a ordem, conhecida por National Security Presidential Directive 16, no passado mês de Julho, mas este documento só foi tornado público agora, de acordo com uma notícia do jornal.



Isto numa altura em que o Pentágono está a considerar a hipótese da realização de algumas operações informáticas atacantes contra o Iraque se o presidente dos EUA decidir desencadear a guerra contra este país, com vista a eliminar os seus supostos programas de desenvolvimento de armas nucleares, químicas e biológicas.



Segundo vários oficiais seniores contactados pelo jornal, os Estados Unidos nunca realizaram um ciber-ataque estratégico a larga escala. Mas, o Pentágono já iniciou o desenvolvimento de "armas" informáticas, prevendo que um dia soldados colocados em terminais informáticos invadam silenciosamente redes estrangeiras para desactivar radares, encerrar instalações eléctricas e danificar serviços telefónicos.



Apesar de já terem decorrido meses de conversações envolvendo o Pentágono, a CIA, o FBI e a National Security Agency, as fontes anónimas contactadas pelo jornal referiram que ainda falta resolver várias questões sobre a ciber-guerra e que a directiva do presidente constituiu apenas o primeiro passo.


Notícias Relacionadas:

2002-08-14 - Ataques informáticos previstos pelo NIPC com pouco impacto

2002-06-27 - Ciberataques da al Qaeda sob suspeita do FBI

2002-02-05 - Serviços financeiros do governo dos EUA vulneráveis a ciberataques

2001-10-11 - Bush nomeia conselheiro nacional para a segurança do ciberespaço

2001-06-22 - CIA admite que não consegue prevenir cibercrime