As ações de sensibilização da campanha de Literacia Digital, promovidas pela Microsoft e GNR decorrem há quatro meses. As ações são realizadas em conjunto com a comunidade escolar e abrangeram mais de 48 mil crianças a nível nacional.

No Dia Mundial da Criança foram apresentados os resultados, onde até ao final do mês de maio tinham sido realizadas mais de 1.296 sessões em 4.251 escolas em todo o país, com a participação de 49.160 pessoas. Do primeiro ciclo registou-se a participação de 33%, segundo ciclo teve 57% e o terceiro ciclo e secundário 10%. Pais, professores e comunidade sénior também participaram, somando mais de 900 registos. Dados que a Microsoft refere como importantes sobre a consciencialização dos riscos inerentes ao uso da internet.

Aveiro foi a região que mais participantes teve, com 5.900 jovens, seguindo-se Lisboa com mais de 5.500, Porto com 4.545, Setúbal com 3.342 e Braga com 4.502. As sessões gratuitas tiveram o apoio de 144 voluntários da Microsoft Portugal e mais de 400 militares da GNR, com o objetivo de reforçar a literacia digital e sensibilizar os princípios básicos da segurança na internet. A missão de alcançar mais pessoas já cruzou fronteiras e nos quatro meses de campanha chegou a 150 crianças do primeiro ciclo em Bucareste, na Roménia.

Entre os temas abordados estão a importância da Cidadania Digital, a Inteligência Artificial e como esta pode ajudar no dia-a-dia, os perigos da desinformação e das notícias falsas, cyberbullying e o furto de identidade, a privacidade e segurança dos dados e a dependência da internet.

Nas concussões do estudo anual Online Safety Survey 2024 da Microsoft, a desconfiança na utilização de internet aumentou 3% face a 2023, situando-se agora nos 45%. A incapacidade de limitar o tempo online é um dos principais desafios dos pais e tutores.