Começou esta segunda-feira e estende-se até domingo a 11ª edição do Campus Party em Valência. Ao longo dos sete dias do certame estima-se que passem pela Cidade das Artes e Ciências, local da realização do evento, mais de 7 mil pessoas.



Muitos dos "campuseros", como são apelidados os visitantes, pernoitam no complexo, em tendas, e não arredam pé do local da concentração, onde, entre muitas actividades relacionadas com as novas tecnologias, podem participar em competições, assistir a conferências ou simplesmente disfrutar do convívio virtual através da ligações de banda larga de 5 Gigas - 37 por cento mais rápido do que a garantida em 2006 - oferecida no local.



A velocidade de ligação oferecida este ano não é a única novidade. Este ano a organização do evento estreou uma nova área, a Campus Futuro. Neste espaço os utilizadores podem conhecer e alguns gadgets e projectos que estão prestes a sair para o mercado e experimentar algumas tecnologias avançadas ainda pouco exploradas no mercado.



Ao longo da iniciativa é esperada ainda a participação de algumas personalidades ligadas às novas tecnologias, que aproveitarão a sua presença no Campus Party para deixarem os seus testemunhos em algumas conferências. Um dos convidados esperados é Mark Shuttleworth, uma das figuras mais conhecidas da área de software livre. O responsável pelo desenvolvimento das distribuições do sistema operativo Ubuntu irá falar sobre as origens e particularidades deste produto.



Paralelamente, o Campus Party 2007 associa-se este ano à luta contra o aquecimento global terrestre através do projecto "Um campusero, un árbol", ou seja, por cada entrada cobrada aos visitantes, uma parte será doada à Fundação Natura para o reflorestação da Serra Mariola.



Este certame é uma das maiores concentrações de internautas de todo o mundo. No ano passado foram recebidos 6,9 mil visitantes, dos quais 5,2 mil levaram o seu próprio computador para as instalações do Campus Party.




Notícias Relacionadas:

2003-08-11 - Campus Party utiliza metade da banda larga disponível em Espanha