Começa hoje a primeira fase de candidaturas online para aqueles que pretendem ingressar numa universidade pública, um período que se estende até ao dia 17 de Agosto.

Este ano, pela primeira vez, as candidaturas para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior terão de passar, necessariamente, pela Internet, sendo esta a única plataforma disponível para apresentação das mesmas.

Até à data, a candidatura podia ser feita presencialmente, preenchendo um formulário escrito num dos gabinetes espalhados pelos vários concelhos do país ou através do site da Direcção-Geral do Ensino Superior.

De agora em diante, apenas o portal é opção, contando para o efeito com uma secção com informação dedicada - como um "guia da candidatura" ou respostas a "perguntas frequentas", por exemplo.

Para submeter a candidatura, os alunos precisam primeiro de solicitar uma senha de acesso e confirmar a sua recepção e ter em sua posse a designada Ficha ENES 2011 (emitida pela escola secundária onde realizaram os exames nacionais), bem como as fichas de pré-requisitos, nos cursos em que seja necessária.

Os pedidos de senhas poder ser feitos durante todo o período de candidaturas, que é dividido em três fases. Após o primeiro período que tem início hoje, terá lugar a 2ª fase entre 19 e 30 de Setembro, com a 3ª fase a decorrer entre 6 e 14 de Outubro.