Barack e Michelle Obama assinaram um acordo com o Netflix que os colocará atrás das câmaras para a produção de filmes e séries para a plataforma de streaming. O 44º presidente dos EUA e a ex-primeira-dama celebraram um contrato que se vai estender por vários anos, e a empresa confirma que o documento prevê o desenvolvimento de "séries guionadas, séries não guionadas, séries documentais, documentários e aparições noutros conteúdos".

"Uma das alegrias mais simples que tivemos o prazer de experienciar durante o tempo que passámos em serviço público, foi conhecer tantas pessoas fantásticas [...] e ajudá-las a partilhar as suas histórias com um público mais amplo", comentou Barack Obama, em comunicado. "É por isso que eu e a Michelle estamos tão contentes pela parceria com a Netflix - esperamos conseguir cultivar e curar o talento, a inspiração e as vozes criativas que têm promovido a empatia e a compreensão entre as pessoas".

Os detalhes financeiros relativos ao acordo permanecem em sigilo.

Os primeiros conteúdos gerados por esta parceria deverão ser lançados no início do próximo ano.

Recorde-se que a empresa tem celebrado várias parcerias com personalidades da indústria cinematográfica, mas a contratação de um ex-presidente é absolutamente inédita. Apesar de ser comum para uma alta figura do Estado norte-americano lançar livros ou documentários com memórias da sua governação, esta é uma nova e mais moderna abordagem ao fenómeno, que abre um precedente importante no sector.