A Comissão Europeia apresentou em Lyon, no congresso de novas tecnologias ICT 2008, o FEDERICA, um projecto do Sétimo Programa Quadro da União Europeia que supostamente será a primeira rede experimental a nível europeu para projectos de investigação da Internet do futuro, escreve a imprensa internacional.

Na apresentação oficial foi anunciado o final da primeira fase, a que faz referência à montagem desta rede experimental. Segundo Sergi Figuerola, o coordenador do Cluster de Tecnología de Rede da Fundação i2CAT, "agora será iniciada a fase seguinte, que oferecerá a plataforma experimental como um banco para testes de redes e serviços para os investigadores".

O projecto FEDERICA, que foi iniciado em Janeiro deste ano, deverá estar finalizado no final de Março de 2010, altura em que se pretende que os investigadores já possam "validar os seus resultados num entorno experimental real", sublinhou o responsável reforçando a ideia de que este projecto "é a primeira rede experimental europeia que supõe um passo gigante em investigação e desenvolvimento de tecnologia de redes, já que muitos investigadores não dispõem desta infra-estrutura de testes, o que dificultava os avanços", concluiu.

Por sua vez, Sebastià Sallent, director da Fundação, assegura que a conquista deste projecto é um ponto-chave para "os interesses da Europa na área de investigação de redes".