A Comissão Europeia avança amanhã com o projecto "Regiões do Conhecimento", ao qual foi destinado um orçamento de 2,5 milhões de euros, para o primeiro ano de actividade. Fomentar a transmissão de conhecimentos e a parceria entre entidades de regiões mais e menos favorecidas é o lema principal deste projecto.



A iniciativa, que arranca em fase piloto, serve para "demonstrar o papel central do conhecimento no desenvolvimento das economias europeias, a nível regional", explica um comunicado emitido pela CE.



Seguindo uma linha de orientação traçada em 2000, inserida na Estratégia de Lisboa, o "Regiões do Desenvolvimento" é uma das iniciativas que se pretende contribuam para o objectivo final de aumentar a verba utilizada em investigação e desenvolvimento, na EU, para cerca de 3% do PIB, até 2010.



Uma maior colaboração entre os países, incrementando a troca de experiências e recursos entre as vários regiões é a sugestão deste programa de apoio à inovação. As candidaturas devem enquadrar-se no Research Framework Programme e nas prioridades dos Fundos Estruturais, trabalhando áreas como clusters regionais, quer a nível empresarial ou da investigação, envolvendo universidades ou outros parceiros de I&D.



As candidaturas ao Regiões do Conhecimento prolongam-se até Setembro e é condição essencial que cada projecto envolva participantes de pelo menos três Estados-membros. Uma condição imposta para diminuir assimetrias entre as diversas regiões da Europa.



Notícias Relacionadas:

2002-07-02 - CE consagra 1,58 mil milhões de euros para combater "fuga de cérebros" na ciência

2002-06-05 - Comissão quer programas de Internet que interliguem escolas da UE