
No âmbito do Dia Internacional para a Protecção de Dados, hoje assinalado, a Comissão Europeia insiste para que os cidadãos da UE, em particular os mais jovens, exerçam os seus direitos no que se refere à protecção da sua informação.
Como tal, o comissário europeu para a Justiça, Segurança e Liberdade, Jacques Barrot, assinalou numa declaração que apenas um terço dos jovens europeus com idades entre os 15 e os 24 anos conhecem os seus direitos nesta área e que 18 por cento está a par da existência de autoridades nacionais de supervisão de protecção de dados.
O comissário frisou ainda que este é o grupo de idades mais afectado pelos perigos das novas realidades na Internet. São os que mais acedem a redes sociais e os que mais comunicam online, seja pelo Facebook ou por instant messaging.
"Expõem a sua vida na Internet sem se darem conta dos riscos que as actividades online podem gerar, agora e no futuro, para a sua privacidade", afirma Jacques Barrot.
Como tal, considera fundamental que os jovens recebam educação sobre navegação segura e sistemas legais de protecção, que apenas são "efectivos para os que sabem utilizar".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários