No âmbito do Dia Internacional para a Protecção de Dados, hoje assinalado, a Comissão Europeia insiste para que os cidadãos da UE, em particular os mais jovens, exerçam os seus direitos no que se refere à protecção da sua informação.

Como tal, o comissário europeu para a Justiça, Segurança e Liberdade, Jacques Barrot, assinalou numa declaração que apenas um terço dos jovens europeus com idades entre os 15 e os 24 anos conhecem os seus direitos nesta área e que 18 por cento está a par da existência de autoridades nacionais de supervisão de protecção de dados.

O comissário frisou ainda que este é o grupo de idades mais afectado pelos perigos das novas realidades na Internet. São os que mais acedem a redes sociais e os que mais comunicam online, seja pelo Facebook ou por instant messaging.

"Expõem a sua vida na Internet sem se darem conta dos riscos que as actividades online podem gerar, agora e no futuro, para a sua privacidade", afirma Jacques Barrot.

Como tal, considera fundamental que os jovens recebam educação sobre navegação segura e sistemas legais de protecção, que apenas são "efectivos para os que sabem utilizar".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.