Foi hoje apresentado formalmente o Conselho Estratégico das Tecnologias de Informação e Comunicação - CETIC, um órgão criado dentro da AIP/CCI (Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Industria) e que pretende promover o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação em Portugal.
Nascendo numa Associação Empresarial e pretendendo reunir uma série de associações ligadas ao sector das TICs, o CETIC apresenta-se como "um fórum de debate e intervenção", tendo a vantagem de reunir as diferentes intenções de intervenção desta área, explica Raul Junqueiro, presidente deste Conselho e vice-presidente da AIP.



Reconhecendo que existem muitas associações na área das Tecnologias da Informação, Raul Junqueiro afiança que o CETIC já conseguiu reunir o interesse de mais de uma dezena destas organizações, estando em processo de formalização da sua adesão ao Conselho Estratégico. Para já estão convidadas a participar no CETIC a APDC- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, a APRITEL - Associação de Operadores de Telecomunicações, a ANETIE - Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica, a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, a ACIST - Associação e Comerciantes e Instaladores de Sistemas de Telecomunicações, a ASSOFT - Associação Portuguesa de Software, a ACEP - Associação de Comércio Electrónico em Portugal, a MINHODIGITAL.COM, a APDT - Associação para o Desenvolvimento do Teletrabalho, a APEDI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Comércio Electrónico e do EDI, a APMP - Associação para a Promoção do Multimédia e a ADT - Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina.



Recusando a ideia de que o CETIC poderá promover uma fusão dentro destas associações, já que muitas mantêm linhas de orientação e estratégias que se sobrepõem, Raul Junqueiro defende que a junção destas entidades no CETIC poderá servir para "criar uma voz única" e dar um contributo para uma unidade de acção. "Já nos entendemos na redacção do documento fundador do CETIC que traça os principais princípios orientadores da nossa acção", justifica Raul Junqueiro.



Definido como "a magna carta" do CETIC, o documento "Apostar nas Tecnologias de Informação e Comunicação" identifica as fragilidades do sector e as áreas de intervenção para que o potencial de desenvolvimento da competitividade e incremento da produtividade contidas no conceito de Sociedade do conhecimento possam de facto ajudar ao relançamento económico.



Na prática, as linhas orientadoras do CETIC definem poucas estratégias de acção, indicando o Conselho Estratégico como atribuições a "emissão de pareceres e recomendações para a Direcção da AIP", a tomada de posições públicas, o apoio da modernização do tecido económico-social. O CETIC pretende ainda acelerar a aplicação das TIC a todos os níveis do tecido económico e social e reforçar a implementação da Sociedade da Informação e do Conhecimento, segundo o referido hoje na conferência de apresentação da iniciativa.

Notícias Relacionadas:

2003-03-01 - Norberto Fernandes eleito presidente da APDC até 2006

2003-02-26 - Anetie discute dinamização do sector das TI em Portugal

2003-01-29 - Mudar a máquina da Administração Pública para servir o cidadão

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.