No final deste mês é inaugurado em Shangai, na China, um campo de férias de verão para jovens "viciados em Internet", adiantou a Reuters. O programa de reabilitação é destinado a jovens com idades entre os 14 e os 22 anos que serão submetidos a diversos testes e aconselhamento médico através do site do campo, antes do início do programa. Tudo para apurar o grau de dependência dos pacientes.



De acordo com a imprensa internacional, a dependência dos jovens será dividida em três níveis. O tratamento para o primeiro nível e segundo nível de dependência aconselhará os jovens a procurarem ajuda local com o objectivo de chegarem a um consenso quanto à utilização da Internet, enquanto o terceiro nível já exigirá o internamento dos jovens.



A obsessão dos mais novos pela Internet é um dos pontos que mais preocupa a sociedade chinesa. Actualmente estima-se que mais de 13 por cento dos jovens padeçam de uma espécie de dependência da Internet, o que corresponde a cerca de 2,6 milhões de utilizadores com idades inferiores a 18 anos. Com este programa, os pacientes serão sujeitos a tratamentos de controlo de ansiedade, pânico, depressão e outros sintomas característicos de quem abandona um vício.



Casos de jovens que faltam às aulas e deixam de dormir para ficar a jogar online, ou a navegar na Internet, são habituais nos campus das universidades chinesas. Recentemente, um médico militar do país, Tão Ran, admitiu ser o director de uma experiência interna numa base militar que procurava o tratamento de jovens com dependência da Internet. As técnicas utilizadas ficavam longe do que seria cientificamente aprovado já que os jovens eram sujeitos a choques eléctricos, hipnose e reclusão como formas de tratamento.




Notícias Relacionadas:

2007-07-17 - Dependência dos videojogos leva pais a negligenciar cuidados de dois bebés

2007-04-10 - Governo chinês limita tempo de utilização de videojogos a menores de idade

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.