As sanções impostas pelos Estados Unidos à China têm limitado o país de desenvolver as suas soluções de tecnologia 5G. Ainda assim, a principal tecnológica chinesa, a Huawei, tem vindo a dar passos para contornar os embargos e desenvolver os seus próprios meios de oferta do 5G. O recente lançamento do Mate 60 Pro pela Huawei veio levantar o debate sobre a capacidade de a fabricante ter condições de produzir os chips avançados em larga escala.

A SoC que alimenta o smartphone de 7 nanómetros, segundo as investigações dos Estados Unidos, apenas seria possível a sua produção se as sanções impostas fossem violadas. O certo é que os especialistas que analisaram o Mate 60 Pro ficaram impressionados com os progressos da Huawei em contornar as limitações impostas.

Segundo a agência Xinhua, a China parece empenhada em desenvolver e comercializar tecnologia 6G, previsto para 2030, segundo uma fonte ligada ao grupo de promoção da sexta geração de comunicações no país.

Segundo Wang Zhiqin, líder do grupo de promoção do 6G na China e vice-diretor da Academia Chinesa de Tecnologia de Informação e Comunicação, espera-se que os padrões do 6G sejam estabelecidos em 2025, disse em declarações à televisão estatal do país. O próprio ministério da Indústria e Informatização anúncio esta terça-feira que já foi alocado o espectro de 6 GHz tanto para o 5G como 6G.

O espectro de 6 GHz é considerado o mais adequado para a implementação futura das comunicações 5G e 6G, pelas suas vantagens de cobertura e capacidade de banda larga de alta qualidade.

Foram ainda avançadas as próximas etapas, que passam pela solidificação das bases para a aplicação do 6G pelo ministério, assim como a facilitação da colaboração intersectorial para alimentar o ecossistema. Ao mesmo tempo pretende impulsionar a formulação dos padrões globais que ficarem definidos como standard.

De recordar que em 2022, uma equipa de investigadores chineses havia batido um novo recorde em matéria de comunicações quânticas encriptadas. Este sistema tem um grande potencial no que toca ao desenvolvimento de comunicações seguras em redes 6G.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.