As autoridades chinesas reguladoras de televisão e Internet estão a notificar os ISP locais para realizarem uma pré-visualização de todos os programas e mini-vídeos antes de serem colocados online, de modo a "apertar" a censura contra as mini-séries dramáticas, cada vez mais populares entre os chineses através da Internet.



De acordo com uma notícia da agência Associated Press, a medida é defendida pelo governo chinês como uma forma de responder ao "rápido crescimento dos programas de vídeo online, alguns deles contendo conteúdo ordinário, violência excessiva ou pornografia". Segundo a State Administration of Radio, Film and Television (SARFT) e a State Internet Information Office - entidades a quem cabe a regulamentação destes sectores na China - esta nova regra permitirá ainda "proteger os jovens e promover os programas de qualidade online."



Esta é apenas mais uma das várias regras criadas pelo governo chinês para censurar conteúdos a colocar na Internet - apesar de, neste caso, não serem conhecidos standards ou as penalizações correspondentes. A SARFT refere apenas que os reguladores governamentais irão assegurar que os ISP chineses vão implementar esta nova regra.



Ainda de acordo com a Associated Press, uma fonte não identificada da Youku - um dos fornecedores de vídeo mais populares da China - referiu que "nada com conteúdos ordinários ou violento irá passar", adiantando que o mesmo princípio é já aplicado a materiais com informações anti-partidários e antissocial".



A nova regra do governo chinês surge poucos dias depois de o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovar a primeira resolução que equipara os direitos humanos no mundo digital aos defendidos no mundo físico.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.