Os responsáveis pelo desenvolvimento do Chrome e do Firefox estão a testar a possibilidade de eliminar as barras de endereços dos browsers, num projecto que tem como objectivo deixar mais limpo o interface de navegação, dedicando mais espaço às páginas Web - uma tendência que vem sendo traçada nas últimas actualizações dos navegadores.

A novidade ainda está apenas em versão de teste e não é certo que se torne uma opção nas versões finais dos programas, mas a concretizar-se representa um impacto visual forte no design dos navegadores. Pode revelar-se particularmente útil quando se usam dispositivos com ecrãs mais pequenos, como tablets e netbooks.

Para os utilizadores do Firefox 4, a funcionalidade é disponibilizada através de um add-on que esconde automaticamente as barras de endereços sempre que não estão a ser usadas. Estas reaparecem quando se move o ponteiro do rato sobre o separador ou quando se muda de separador.

[caption]imagem da Mozilla[/caption]

O projecto foi designado LessChrome HD, numa alusão ao interface de utilizador Chrome usado no Firefox (e não ao browser da concorrência), porque abdica de quase todos os elementos deste durante a navegação, focando-se apenas na página.

No caso do browser da Google, ocultar a barra de endereços tornou-se uma opção para aqueles que usam o Chrome Canary, uma versão de teste dirigida a programadores. Pode ser activada seleccionando a opção "Compact Navigation" e depois, clicando sobre a opção "hide the toolbar", acessível quando se carrega com botão direito do rato sobre um separador. Para voltar a vê-la basta clicar sobre um separador aberto.

No Canary 13 é preciso escrever "about:flags" na barra de endereços, seleccionar Compact Navigation e reiniciar o browser, mas apenas está disponível para a versão Windows do navegador, não sendo suportada pela destinada a Mac OSX, aponta a Ars Technica.

Nota da Redacção:A notícia foi corrigida numa gralha.