
O Chrome é o browser com a evolução mais positiva durante o ano que passou. A conclusão resulta da análise dos últimos dados para o mercado global de navegadores, publicados pelos sites de estatísticas StatCounter e NetApplications.
Embora os serviços apresentem diferentes quotas de mercado para os três browsers mais utilizados, o crescimento do software da Google é consensual em ambas as tabelas. O StatCounter é mais "simpático" na fatia que calcula pertencer ao navegador da Google: 27%. O NetApplications atribui-lhe 19% do mercado em dezembro - mais 9 pontos percentuais que na mesma altura de 2010.
Os mesmos gráficos atestam a quebra sentida pelo browser da Microsoft, embora a empresa tenha recentemente destacado no seu blog o acolhimento que a versão 9 do Internet Explorer tem registado entre os utilizadores do mais recente sistema operativo da marca, o Windows 7.
Interpretações da empresa à parte, aqui os dados são absolutos e consideram todas as versões dos navegadores em utilização a nível mundial e sistemas operativos. Nesta contagem, o IE acaba 2011 com 52% do mercado, segundo o NetApplications (menos 9 pontos percentuais que um ano antes). Para o Statcounter, não vai além dos 39%.
O mesmo gráfico retrata uma prestação mais ou menos serena para o browser da Mozilla, com uma ligeira descida na segunda metade do ano. De acordo com o StatCounter, o Firefox terá acabado 2011 com uma quota de 25% do mercado global. O NetApplications dá-lhe 22% (menos dois pontos percentuais que no final de 2010).
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Fonte: StatCounter
Fonte: NetApplications
Fonte: NetApplications
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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