No relatório Global Cybersecurity Outlook 2024, os especialistas do Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês) indicam que há uma crescente desigualdade entre organizações ciber-resilientes e aquelas que não o são. Através dos dados partilhados é possível observar que, nos últimos anos, a percentagem de empresas que se encontram nos pontos opostos deste espetro aumentou.

Por outro lado, a percentagem de organizações no “meio” do espetro, isto é, aquelas que implementaram apenas protocolos básicos de cibersegurança, tem vindo a diminuir. A tendência afeta em particular as pequenas e médias empresas (PME), que compõem grande parte do tecido económico de muitos países.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

O WEF realça que 90% dos executivos que foram inquiridos na sua reunião anual de cibersegurança em novembro do ano passado afirmam que é urgente tomar medidas para mitigar a crescente desigualdade.

As tecnologias emergentes, uma categoria onde se inclui a IA generativa, também podem exacerbar os desafios de ciber-resiliência que as organizações enfrentam. 56% dos executivos questionados acreditam que a IA generativa acabará por dar mais vantagem aos cibercriminosos nos próximos dois anos.

É por esse motivo que os especialistas indicam que as organizações necessitam de ganhar um maior entendimento acerca do impacto das tecnologias emergentes que adoptam, encarando-o à luz dos princípios de ciber-resiliência.

2024 com mais ameaças no horizonte e novas regras para cumprir. Estarão as empresas preparadas?
2024 com mais ameaças no horizonte e novas regras para cumprir. Estarão as empresas preparadas?
Ver artigo

A escassez de profissionais de cibersegurança é outra das tendências destacadas e espera-se que a crescente implementação de tecnologias emergentes aumente a procura por talento. A percentagem de executivos da área que reportaram uma escassez de mão de obra especializada para dar resposta a incidentes passou de 6% em 2022 para 20% em 2023.

A crescente consciencialização dos executivos para questões ligadas aos ciber-riscos e ao cibercrime levou a um aumento nas preocupações quanto à ciber-resiliência das empresas. O relatório realça que tanto os líderes empresariais como da área de cibersegurança devem continuar a investir na consciencialização para práticas fundamentais.