A cada minuto surgem, em todo o mundo, 305 novos malware, ou qualquer coisa como mais de cinco a cada segundo. Números impressionantes a que se juntam outros como o facto de as redes das empresas estarem expostas a cerca de 5,8 milhões de ficheiros infetados a cada hora.

Nesse período de tempo são feitas 4,3 milhões de tentativas de ligar os utilizadores dessas redes a URLs suspeitos e há 1,8 milhões de programas potencialmente não solicitados a tentarem instalar-se.

“Os números de crescimento do malware são absolutamente abismais”, alertou Marc Vos, Senior Manager, WW Consumer Product Marketing da Intel Security, esta manhã, numa conferência de imprensa em Lisboa, acrescentando mais alguns dados.

De acordo com os números reunidos pela empresa, o chamado ransomware cresceu 120% desde o primeiro trimestre de 2015. Já o malware destinado a dispositivos móveis aumentou 137%. Desde 2013 já foram roubados perto de 4 mil milhões de dados.

“O malware continua a aumentar, embora no momento não se ouça falar tanto de novos vírus, mas por outro lado temos ameaças mais específicas e muito mais direcionadas”, sublinhou o responsável.

Soluções renovadas que dão resposta às novas ameaças

E para novos “males”, novos “remédios” parece ter pensado a equipa da Intel Security, que reformulou a gama de produtos de segurança McAfee para a área do consumo.

“Para sermos realmente tão efetivos quanto possível, necessitávamos de uma abordagem de produto diferente da do passado”, afirmou Marc Vos. As novas soluções contam com novas tecnologias, mas principalmente com inovações que tornaram os produtos mais fáceis de instalar e de usar, garante.

Fazem parte da nova gama cinco soluções: Antivírus, Antivírus Plus, Internet Security, Total Protection e LiveSafe. Os produtos são colocados à venda a partir do dia 4 de outubro na Worten, Stapples e Fnac. Custam respetivamente €49,95, €59,95, €69,95, €84,95 e €89,95.