O Ciberdúvidas está a comemorar 10 anos. Criado para responder a questões sobre a língua de Camões, a plataforma esclarece dúvidas gramaticais, ortográficas e fonéticas assumindo-se como uma espécie de consultório que serve todo o tipo de utilizadores em várias partes do mundo.



A assinalar a primeira década de vida o Ciberdúvidas já deveria ter online duas novidades, adiadas por questões técnicas mas que devem estar disponíveis nos próximos dias, e que vão facilitar a utilização do site e a pesquisa de informação.



A base de dados constituída por quase 20 mil textos, respostas a dúvidas de leitores, vai tornar-se no âmbito desta remodelação em marcha pesquisável por classificação temática, o que segundo José Maria Costa, fundador e director do projecto, facilitará muito a vida ao leitor. Seja na apresentação gráfica de resultados, seja na fiabilidade.



http://imgs.sapo.pt/gfx/415834.gif


O novo grafismo do site é outra das novidades preparadas pela Ciberdúvidas que diariamente recebe mais de 100 dúvidas que chegam maioritariamente de Portugal e Brasil, mas também de outras partes do mundo como a China, a Argentina, Espanha ou os Estados Unidos.



O novo Ciberdúvidas vai também permitir à equipa do projecto conhecer melhor os seus utilizadores e segmentá-los, mas José Mário Costa adianta já que há muitos profissionais técnicos a procurar esta ferramenta, juntamente com alunos e professores.



Para responder a um espectro tão alargado de questões o Ministério da Educação alocou para o projecto 2 professores a tempo inteiro, que contam com a colaboração de mais 3 a 4 pessoas em regime de tempo parcial e um conjunto de mais de uma dezena de outros colaboradores regulares com formações diversas que contribuem para a resolução das dúvidas mais técnicas de médicos, informáticos, juízes, jornalistas, etc.



O Ciberdúvidas existe desde 1997 e já esteve em vias de desaparecer por falta de apoios financeiros, uma vez que o projecto é de acesso gratuito e sem fins lucrativos. Hoje em dia está alojado no SAPO e conta com os patrocínios da Fundação Vodafone e dos CTT.



Notícias Relacionadas:

2002-04-23 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa encerra dia 30 de Abril