Hoje, 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Sociedade da Informação e o tema escolhido pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) para celebrar a data é a cibersegurança.

Num encontro mundial que decorreu toda a semana em Genebra, na Suíça, várias entidades mundiais discutiram como é que se consegue manter um mundo sem limites e sem fronteiras - a Internet - num espaço seguro. A questão certamente já atravessou a cabeça de milhões de internautas e o tema da cibersegurança tem assombrado a evolução da Internet nos últimos anos.

O final de 2012 e o início de 2013 foram épocas propícias para a reflexão. Depois dos milhões de computadores expostos devido a falhas no Java e Adobe, depois de ataques entre países com a China e os EUA a tomarem o figurino deste "drama online", com gigantes tecnológicas a serem atacadas e roubadas por piratas informáticos, com hackers a reclamarem liberdades mesmo em Portugal, parece que nenhum lugar na rede global é um lugar seguro.

A UIT estima que os problemas na cibersegurança sejam a causa para 100 milhões de dólares em prejuízos anualmente. "Se não começarmos a desenvolver uma cultura de confiança, não haverá maneira do mundo cibernético alguma vez se tornar um lugar de confiança e seguro", comentou em nota de imprensa o secretário-geral da organização, Hamadoun I. Touré.

Em Genebra a União Internacional das Telecomunicações fez uma revisão aos planos de proteção online para as crianças (COP) e às parcerias multilaterais contra as ciberameaças (IMPACT). O Gana decidiu entrar no programa da UIT e vai estabelecer uma força de resposta a ameaças online, por exemplo.

A organização está ainda empenhada em conseguir categorizar e monitorizar as ameaças mais frequentes para que o lema de "informação é poder" possa ser usado como ferramenta de proteção.

O Dia Mundial da Sociedade da Informação foi celebrado pela primeira vez em 2006.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico