No blogue oficial do serviço de armazenamento foi revelado que a Portugal Telecom está a preparar um modelo de pacotes de subscrição que permitem aos utilizadores terem mais espaço na Cloud PT além dos 16GB gratuitos.

A única referência a esta novidade é que será disponibilizada "muito brevemente", como escreveu uma das responsáveis pela ferramenta de armazenamento online, Maria João Nogueira.

A mesma responsável escreveu ainda que estão a ser preparadas aplicações para o ambiente Windows. Numa resposta aos utilizadores que comentavam um conjunto de novidades implementas na CloudPT, Maria João Nogueira revelou que está para breve uma aplicação para Windows RT e para o final do ano também vai haver uma app para Windows Phone.

As novidades

O serviço de armazenamento de ficheiros online da Portugal Telecom continua a receber atualizações no sentido de melhorar a experiência de utilização. A mudança mais significativa está no tamanho dos ficheiros que podem ser carregados na cloud, que passam de 350MB para os 2GB, tanto na versão Web como a partir dos dispositivos móveis.

A funcionalidade de Drag&Drop agora também funciona do site para o ambiente de trabalho, o que facilita a transferência de pastas entre o interface Web e a unidade de armazenamento do computador.

"Muito pedido e sugerido" pelos utilizadores do CloudPT, agora é possível fazer o download de pastas inteiras através de uma opção dedicada, em vez de ser preciso descarregar ficheiro a ficheiro. A transferência é feita num ficheiro .zip, tal como acontece por exemplo no Google Drive.

Foi ainda introduzida a possibilidade de aceder ao menu de contexto a partir de qualquer pasta ou ficheiro, através do botão direito do rato.

A experiência de utilização acabou por ser uma das principais preocupações na nova versão do serviço já que agora também é possível navegar pela versão Web através das teclas do teclado do PC.

As aplicações para Windows, Mac e Linux foram atualizadas para a versão 0.55 e no blogue oficial da CloudPT é pedido aos utilizadores que atualizem os software o mais rápido possível já que as versões antigas vão deixar de ser suportadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico