A Câmara Municipal de Lisboa apresenta hoje o Simplis, a sua versão do Simplex. O plano de simplificação dos serviços autárquicos prevê a entrada em funcionamento, já este mês, de um balcão virtual que diariamente, entre as 08 horas e as 20 horas, estará disponível para atender o cidadão. A partir de Setembro este balcão virtual vai permitir obter autorizações Na Hora para o funcionamento de estabelecimentos comerciais.



O Simplis reúne um conjunto de 17 medidas para concretizar ao longo deste ano. Oito dizem respeito à prestação de serviços, quatro ao funcionamento interno da autarquia e cinco à participação dos cidadãos na vida do município, antecipou a Lusa.



Ainda para este mês o programa prevê também que fique disponível no site da câmara toda a informação sobre pedidos de licenciamento urbanístico apresentados aos serviços e a Reprodução na Hora, que permitirá a entrega na hora das plantas de imóveis com pedidos de isenção de IMI que já estejam digitalizadas.



Em Agosto, a autarquia pretende fazer avançar o Alvará Já, medida que permitirá a emissão no próprio dia de alvarás de licença de obras e estabelecimentos comerciais. Em Novembro avançam as certidões de licença de utilização na hora. Um mês depois a autarquia disponibiliza um simulador para a TRIU" (taxa pela realização de infra-estruturas urbanísticas) e a possibilidade pagar online esta taxa.



Notícias Relacionadas:

2008-07-02 - Simplificação Administrativa chega às autarquias