A Comissão Nacional de Protecção de Dados vai "levar" o Google Street View a reunião plenária para uma "reavaliação".

A decisão foi tomada após ter vindo a público uma queixa-crime interposta por um casal que não gostou de ser fotografado para o serviço da gigante da Internet, que integra, desde há pouco tempo, algumas cidades portuguesas.

As fotografias foram tiradas há cerca de um mês, na rua António Lopes Ribeiro, em Lisboa e a sua publicação obedeceu às técnicas de desfocagem adoptadas internacionalmente pela Google no tratamento de imagens onde surjam rostos ou matrículas de carros.

Os cuidados de salvaguarda da privacidade promovidos pela empresa não bastaram contudo para este casal, que em declarações à RTP se diz lesado, alegando conseguir ser facilmente identificado.

A CNPD concorda que o método de tratamento de imagens utilizado pelo Google não está a funcionar. "De facto, não se pode dizer que as pessoas não possam ser reconhecidas, como nos foi garantido, antes do lançamento do serviço", referiu ao TeK Isabel Cruz, secretária-geral da CNPD.

"Perante os dados que nos foram avançados pelos responsáveis da Google concluímos que não estava em causa o tratamento de dados pessoais, logo não teríamos que nos pronunciar. Quando o serviço começou a funcionar apercebemo-nos desta 'nova realidade', que terá, obviamente, de ser analisada", acrescenta.

Após a discussão plenária, marcada para os próximos dias 14 e 15 de Setembro, a CNPD pretende reunir com os responsáveis da Google, que terá de oferecer maiores garantias de privacidade, se quiser continuar a fotografar as cidades portuguesas.

O Google Street View, que mostra imagens em 360 graus de ruas de várias cidades no mundo, tem causado polémica em vários lugares a que tem chegado, com recorrentes acusações de invasão de privacidade.

Em Portugal, o serviço foi anunciado no passado mês de Abril e começou em Agosto. Lisboa e Porto foram as primeiras cidades disponibilizadas a partir deste serviço integrado no Google Maps, assente em imagens fixas panorâmicas com um pormenor ao nível da rua, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.