
Chama-se Grande Área e é o mais recente projeto do SAPO Labs na área da informação. A ferramenta reúne uma grande base de dados com informação sobre jogadores, clubes e respetivos desempenhos, sendo o ponto diferenciador a forma intuitiva e amiga do utilizador como consegue apresentar os resultados.
Para os que já tiveram contacto com a Máquina do Tempo é fácil perceber como funciona o Grande Área. Existem pontos onde várias informações se cruzam: os pontos neste caso são os jogadores e os clubes. A partir daqui é possível aceder a nódulos de informação mais pequenos, como a relação que cada jogador tem com as diferentes equipas.
Cada jogador tem o seu próprio perfil e com poucos cliques é possível ver quantos golos, quantos cartões e quantos minutos jogou em determinada época. Ou em determinadas épocas, visto que é possível agregar a informação até três temporadas diferentes. Por exemplo “quem foi o melhor marcador da Liga Portuguesa entre 2008/2009 e 2010/2011?”.
Nos perfis dos jogadores é ainda possível saber qual a idade, qual o peso e qual a posição que ocupa tradicionalmente em campo, quais os clubes que representou, durante quanto tempo e qual foi o valor das transferências.
No caso dos clubes existe a possibilidade de estabelecer uma ligação com outros clubes relativamente às transferências: qual foi o clube a quem o Beira Mar mais jogadores vendeu, e a que equipa foi comprar mais atletas? Estas questões, em poucos passos, são respondidas pelo projeto Grande Área.
Ao todo a base contém dados de 130 mil jogadores e 30 mil clubes, ainda que a versão que está disponível no SAPO Codebits não seja tão abrangente. A informação tem origem na Sport Invest, que é um dos parceiros do Grande Área, que contribui de forma significativa para a componente multimédia também através da disponibilização de vídeos de lances importantes e de golos.
O enorme volume de dados e descobrir uma forma de lhes dar interesse são os principais desafios do projeto, como contou Jorge Teixeira, investigador da Faculdade de Engenharia do Porto, em conversa com o TeK. “O desafio é descobrir a lógica dos dados”, simplificou o também elemento do SAPO Labs.
Para já o principal objetivo do Grande Área é ser integrado no SAPO Desporto e acrescentar valor à parte estatística da publicação online. Para Paulo Guerrinha, cofundador do site de informação, o Grande Área vai permitir uma diferenciação significativa relativamente ao que existe atualmente e ao que é aplicado pelos meios de comunicação na área da estatística.
Apesar de o projeto estar agora a ser lançado, Jorge Teixeira já aponta os caminhos que o Grande Área vai perseguir no futuro. “Queremos carregar mais dados para a base e queremos informação mais detalhada para que possamos enriquecer o conteúdo do projeto”, explicou o investigador.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários