Chama-se Dados.gov, é uma plataforma de reutilização de informação pública, está a ser desenvolvida pela AMA em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e vai estar disponível online em breve. Por enquanto, está a ser testada, durante este fim-de-semana, pela comunidade de jovens programadores presentes no SAPO Codebits.

A plataforma online vai concentrar informação recolhida dos vários ministérios e entidades públicas e permitir que os internautas que a visitam possam cruzar diferentes dados, consoante os seus interesses e intenções.

"Supondo que queremos mudar de casa, as pessoas podem, por exemplo, marcando um ponto na cidade onde possivelmente trabalham, através do cruzamento de informação sobre a rede de transportes, do preço das casas, de dados sobre a criminalidade, encontrar o melhor sítio para viverem, tendo em conta aqueles índices", explicou Gonçalo Caseiro ao TeK.

Em desenvolvimento desde há cerca de oito meses, o Dados.gov associou-se ao Codebits com o objetivo de testar a sua funcionalidade e recolher opiniões e mesmo ideias para a sua aplicação. "Primeiro temos que passar pela 'prova de confiança' do Codebits. Depois disso a plataforma já merece o lançamento público do site".

A disponibilização online deverá acontecer ainda este ano. "O Estado é produtor de um manancial de informação imenso. O que se pretende com o Dados.gov é possibilitar à Sociedade Civil a reutilização dessa mesma informação, o que em Portugal representa uma mudança de paradigma".

Segundo o afirmado por Gonçalo Caseiro, durante a sua apresentação no Codebits, estudos realizados pela OCDE mostram que, na Europa, o valor da reutilização da informação gera cerca de 28.000 milhões de euros ao ano, valor com um crescimento anual estimado de 8%.

A par do apelo à participação da comunidade de programadores no Dados.gov, a AMA está igualmente a promover no SAPO Codebits, através da Caixa Mágica, um concurso para o middleware do Cartão de Cidadão, do qual foi disponibilizado o código fonte. Quem encontrar bugs de segurança habilita-se a 1.000 euros de prémio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico