- “Então e o que é que fizeste esta semana?”
- “Nada de mais, apenas comprei o Google.com, o domínio de Internet mais usado pelos utilizadores de Internet!”.

Este bem podia ser o início de conversa entre Sanmay Ved e um qualquer amigo ou familiar. Isto porque o estudante de mestrado do colégio Babson, em Bostos, nos EUA, foi dono do endereço google.com durante um minuto. A história é relatada pelo próprio na sua página do LinkedIn.

Diz Sanmay que estava a vaguear pelo serviço Google Domains no dia 29 de setembro quando reparou que o endereço google.com estava disponível para compra. Primeira reação? Comprá-lo, pois claro.

O indiano diz que esperou sempre encontrar um erro durante o processo de aquisição, mas que conseguiu adicionar o endereço ao carrinho e finalizar a compra. Os doze dólares que pagou pelo google.com, cerca de dez euros, foram mesmo descontados da sua conta bancária.

Sanmay Ved tem várias imagens que compravam os diferentes passos pelos quais passou, o que revela que de facto, durante alguns segundos, foi dono do domínio de Internet mais popular do mundo.

O endereço google.com chegou mesmo a ser transferido para a sua área de administração, o que mais uma vez “provou” que Sanmay era o detentor do domínio.

Mas tudo foi sol de pouca dura. Rapidamente recebeu dois emails da Google a dizer que a transferência do domínio tinha sido cancelada, assim como a compra. Isto aconteceu pois a Google é a própria entidade que regista os domínios e desfez o erro que tinha permitido acontecer.

O Mashable salienta que um caso semelhante aconteceu à Microsoft em 2003, mas com um final diferente: como a tecnológica não era o registrar, acabou por perder o endereço hotmail.com.uk para um internauta.

Por fim Sanmay Ved diz ter enviado um relatório do erro à Google, da qual recebeu uma resposta a admitir o incidente.