A Comissão Europeia avisou que vai "ficar vigilante" relativamente à questão levantada a semana passada pela Mozilla e pela Google, que acusam a Microsoft de preparar restrições à utilização de browsers de terceiros na versão para tablets do seu próximo sistema operativo.

O Windows 8, que na sua versão para dispositivos móveis, ganha a designação de Windows RT, tem sido objeto de polémica, depois de as concorrentes terem vindo publicamente afirmar que a fabricante do sistema operativo estaria deliberadamente a colocar entraves ao pleno funcionamento de navegadores de terceiros na plataforma.

Na sequência dos últimos desenvolvimentos, o regulador europeu afirmou que vai ficar atento para verificar se a Microsoft cumpre com o acordo firmado em 2009 com a Comissão, que obriga a gigante a assegurar aos utilizadores a possibilidade de escolherem qual o browser que querem usar para aceder à Internet.

Um porta-voz para a área da Concorrência na Comissão garantiu que o Executivo "está atento às alegações e vai continuar vigilante para que a Microsoft cumpra com o compromisso ao abrigo da decisão de 2009 sobre os browsers".

Especialistas internacionais já vieram porém levantar questões relacionadas com a aplicação do acordo neste caso, uma vez que a decisão de 2009 diz respeito aos navegadores a usar no sistema operativo Windows para desktop, e neste caso estaremos perante uma versão concebida especificamente para dispositivos móveis - e com um interface integralmente adaptado a esse efeito.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.