A Comissão Europeia avisou que vai "ficar vigilante" relativamente à questão levantada a semana passada pela Mozilla e pela Google, que acusam a Microsoft de preparar restrições à utilização de browsers de terceiros na versão para tablets do seu próximo sistema operativo.
O Windows 8, que na sua versão para dispositivos móveis, ganha a designação de Windows RT, tem sido objeto de polémica, depois de as concorrentes terem vindo publicamente afirmar que a fabricante do sistema operativo estaria deliberadamente a colocar entraves ao pleno funcionamento de navegadores de terceiros na plataforma.
Na sequência dos últimos desenvolvimentos, o regulador europeu afirmou que vai ficar atento para verificar se a Microsoft cumpre com o acordo firmado em 2009 com a Comissão, que obriga a gigante a assegurar aos utilizadores a possibilidade de escolherem qual o browser que querem usar para aceder à Internet.
Um porta-voz para a área da Concorrência na Comissão garantiu que o Executivo "está atento às alegações e vai continuar vigilante para que a Microsoft cumpra com o compromisso ao abrigo da decisão de 2009 sobre os browsers".
Especialistas internacionais já vieram porém levantar questões relacionadas com a aplicação do acordo neste caso, uma vez que a decisão de 2009 diz respeito aos navegadores a usar no sistema operativo Windows para desktop, e neste caso estaremos perante uma versão concebida especificamente para dispositivos móveis - e com um interface integralmente adaptado a esse efeito.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários