SINAPSE (Scientific Information Advice for Policy Support in Europe) é a denominação da rede electrónica que a Comissão Europeia (CE) pretende criar para que os cientistas, autoridades públicas e entidades governamentais, tanto de Estados-membros como de Estados em vias de adesão à União Europeia, possam partilhar experiências, opiniões e ideias na área da ciência, numa base voluntária.



Ao disponibilizar a SINAPSE, o órgão executivo da União Europeia pretende criar uma rede multi-disciplinar, fácil de utilizar e suficientemente flexível para dar resposta às questões científicas comunitárias emergentes, segundo informação veiculada pelo CORDIS.



De acordo com este serviço de informações sobre inestigação e desenvolvimento, a primeira função da SINAPSE será criar e manter uma base de dados de opiniões e pareceres científicos que circulem na região da Europa e não só. A base de dados assim criada irá servir como uma fonte de informação e contribuir para a disseminação do pensamento científico no continente europeu.



Esta rede irá ainda fornecer aconselhamento cientifico externo, opiniões e informação a pedido da Comissão. Este processo informal de consulta será conduzido numa base de caso-a-caso. Além disso, a SINAPSE poderá igualmente servir como uma ferramenta de comunicação segura, permitindo que os peritos de diferentes áreas troquem ideias e informação, com ou sem o envolvimento dos serviços da Comissão.



Segundo Yves Dumont, um funcionário da unidade de "Relações com os quadros de aconselhamento cientifico" da Comissão, que trabalha para o projecto SINAPSE, a rede electrónica que se pretende criar irá ajudar a alargar a base de conhecimento disponível para os decisores, aumentando a quantidade e diversidade de opiniões e facilitando que mesmo os cientistas demasiado ocupados possam fazer parte do processo de decisão.



"A SINAPSE pretende fornecer um interface 'humano' aos peritos que desejem contribuir, o que os fará sentir como parte do processo", afirmou. Yves Dumont garante que a versão de teste desta rede Internet deverá estar operacional daqui a um ano.



Notícias Relacionadas:

2001-12-20 - Comissão Europeia incentiva a promoção de actividades sobre ciência

2001-09-05 - Comissão Europeia com nova política sobre Ciências da Vida e Biotecnologia