A Comissão Europeia decidiu dar um novo impulso ao segmento de conteúdos online de forma a facilitar o acesso às músicas, filmes, jogos e serviços móveis disponíveis na Internet. Para isso o executivo comunitário encoraja a indústria a trabalhar em conjunto na criação e disponibilização de materiais para a Internet, lembrando a necessidade de assegurar os direitos de autor.



Paralelamente a Comissão indica ainda que pretende facilitar as licenças de copyright para os conteúdos online em todo, ou quase todo, o espaço comunitário.



Com esta medida, a CE quer facilitar o crescimento da indústria online num espaço onde os direitos de propriedade intelectual são protegidos. Viviane Reding, comissária europeia para com a pasta da Sociedade de Informação, refere que "este sector está a sofrer a fragmentação da regulação na Europa, dada a falta de regras claras para o consumidor no que se refere ao acesso a materiais protegidos e aos sérios desacordos entre os stakeholders sobre aspectos fundamentais como os impostos e cópias privadas".



Posto isto, a Comissão vai propor este ano algumas recomendações para um mercado único que terá em especial consideração as opiniões de associações de consumidores, o que acaba por representar cerca de 500 milhões de potenciais utilizadores da indústria em questão.



A documentação que suporta as intenções da CE, "Creative Content Online in Europe's Single Market", foi apresentada hoje e garante que serão tomadas medidas junto da indústria de conteúdos, das empresas de telecomunicações e dos fornecedores de Internet para que estes disponibilizem os conteúdos de forma mais rápida para o utilizador, assegurando sempre que os direitos de propriedade intelectual são protegidos.



De acordo com os estudos da Comissão Europeia, um mercado único sem fronteiras para estes conteúdos poderia fortalecer consideravelmente a competitividade da indústria europeia musical, cinematográfica e de videojogos, permitindo que os benefícios do segmento quadruplicassem até 2010.



Para isso, Viviane Reding acredita que a CE "deverá dar à indústria certezas legais, criadores de conteúdos e receitas justas e, aos consumidores, um acesso mais amplo e diversificado aos conteúdos online".



Notícias Relacionadas:

2007-01-25 - Comissão Europeia identifica obstáculos ao desenvolvimento dos conteúdos digitais

2007-01-19 - Venda de música online gera lucros na ordem dos dois mil milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.