Uma comissão de análise à evolução e reforma do ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - divulgou na passada sexta feira um relatório em que recomenda que a instituição que gere a estrutura de topo da Internet seja transformada para funcionar mais eficientemente. Esta comissão é formada por quatro dos 19 actuais directores do ICANN e havia já comunicado os resultados da análise em conselho.



Fazendo notar que o relatório agora divulgado não corresponde a uma estratégia oficialmente adoptada pelo ICANN nem subscrita por toda a direcção, a Comissão aponta entre as principais alterações a efectuar a forma como os directores do ICANN são escolhidos, rejeitando a hipótese de integrar representantes governamentais.



A próxima reunião do ICANN, que se realizará no final de Junho na Roménia, poderá ser o palco da aprovação de um plano de reforma que terá por base algumas das propostas agora alinhadas pela Comissão, embora no relatório sejam pedidos comentários públicos.



Esta comissão foi formada depois da proposta do presidente do ICANN, Stuart Lynn, que em Fevereiro recomendava que parte da direcção deste organismo fosse formada por directores provenientes de entidades governamentais. Partindo de algumas das ideias avançadas nessa proposta, a Comissão acabou por abordar temas como a selecção dos directores, financiamento e a estruturação interna do ICANN.



Em relação à reestruturação do conselho de directores do ICANN, um dos principais assuntos que tem vindo a ser discutido, o relatório afasta a terminologia de um ICANN mais magro ou mais consistente. Apesar de considerar no relatório que o conselho deve ser o mais reduzido possível para uma maior eficiência, adianta que este deve ter a dimensão suficiente para conter todos os pontos de vista relevantes.



No relatório "Recommendations for the Evolution and Reform of ICANN" é sugerido que o documento de trabalho sobre a Missão e Valores do ICANN seja adoptado na reunião em Bucareste, já que este descreve as linhas directoras do organismo.

Notícias Relacionadas:

2002-04-01 - ICANN pede comentário público sobre plano de reestruturação

2001-09-10 - ICANN quer reduzir número de membros eleitos por sufrágio Internet

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.