A par da popularidade das ferramentas de criação de imagens através de IA generativa, crescem também as preocupações sobre o impacto que podem ter na desinformação online, mas também a nível legal. Agora há uma nova iniciativa com símbolos concebidos para ajudar a identificar imagens geradas através desta tecnologia. 

As Content Credentials da Adobe fizeram a sua estreia em 2021, passando a estar disponíveis no Photoshop no ano passado, assim como no Firefly, o modelo de criação de imagens com IA generativa da empresa.

À Adobe juntam-se agora outras empresas, como a Microsoft, a Leica e a Nikon, na Content Authenticity Initiative (CAI), uma iniciativa com vista à implementação das Content Credentials pela indústria. As empresas compõem também a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), que desenvolveu as especificações técnicas das Content Credentials.

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O objetivo das Content Credentials, que surgem como um símbolo com as iniciais “cr”, é dar aos internautas a possibilidade de ficarem a conhecer com um só clique se uma imagem foi feita por IA, como é que foi gerada e quando é que foi criada ou editada. 

Estes símbolos podem ser adicionados aos conteúdos e respectivos metadados através de plataformas de edição de imagens ou vídeos. Ao passar o cursor sobre o símbolo numa imagem online poderá ver uma espécie de menu que contém toda a informação relevante.

De acordo com informação avançada pela Adobe, outras empresas que fazem parte da iniciativa vão começar a implementar as Content Credentials ao longo dos próximos meses.