“É difícil medir o sucesso [do caso da Google] porque o mercado evolui”. A resposta politicamente correcta de Margrethe Vestager durante a conferência de imprensa no Web Summit não satisfez a curiosidade dos jornalistas, que tornaram os casos de processos por abuso de concorrência contra a Google um dos pontos centrais da conferência de imprensa.

No palco da Web Summit a comissária europeia da concorrência falou sobretudo de ética e da forma como a tecnologia está a evoluir e deve ser regulada, mas na conferência de imprensa as perguntas dos jornalistas foram mais específicas e trouxeram para a conversa os casos concretos que estão nas mãos de Margrethe Vestager, e sobretudo os vários processos contra a Google.

A comissária explicou os princípios que estão por detrás de um dos casos mais mediáticos do último ano, e que levaram à multa milionária à tecnológica na área das pesquisas e lojas Android. E as medidas aplicadas estão a ter sucesso? É difícil medir porque o mercado evolui, como explicou, mas Margrethe Vestager defende que já se sente que o mercado está mais aberto. Sem querer detalhar quais podem ser os critérios de sucesso para as medidas avançadas, a comissária lembrou que estão a surgir outras app stores, e referiu até “uma que ganhou uma injunção há poucas semanas”, referindo-se provavelmente à portuguesa Apptoide.

"É preciso regular a tecnologia para não se tornar o Wild West", afirmando que é preciso estar disposto a regular mas que é difícil antecipar a forma como vai evoluir. É preciso acompanhar a forma como a tecnologia evolui, sobretudo as plataformas e software para perceber se é necessário intervir ou se o mercado se vai autorregular, detalha a comissária, lembrando ainda que "não se pode regular tudo".

O Web Summit vai durar até dia 8 e que tem 25 conferências dentro da cimeira, vários palcos e centenas de oradores que o SAPO TEK vai acompanhar intensamente e que trará muitas notícias e imagens do nosso diário do Web Summit. Acompanhe as novidades connosco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.