A iniciativa chama-se "Comunidade Criativa n@ tua Escola - um projecto de turma" e como objectivo promover, entre os alunos portugueses, o desenvolvimento e partilha de trabalhos criativos suportados nas novas tecnologias.

As propostas podem ser de qualquer área disciplinar, desde que envolvam a utilização de novas tecnologias e "revelem criatividade". Os formatos podem passar pelo vídeo, PowerPoint ou Scratch, exemplifica o regulamento da iniciativa, promovida pela tecnológica Asus e pela editora Asa.

Tendo como tema "tecnologia, criatividade e ensino", os trabalhos devem ainda evidenciar "boas práticas na escola" e propor "um modelo tecnológico a seguir", uma vez que os projectos do concurso se destinam a integrar uma comunidade de partilha online.

O apelo é dirigido aos alunos do 5º ao 12º ano, que concorrem em três escalões diferenciados consoante os ciclo em que se encontrem. Ao projecto vencedor em cada um dos escalões serão atribuídos prémios destinados à escola, ao professor responsável e aos alunos que integram a turma.

A participação no concurso é feita através do site da comunidade, onde os grupos se devem inscrever, acompanhados de um professor, e fazer o upload dos trabalhos - numa área que ficará disponível a meados de Janeiro. Os projectos são depois submetidos a votação entre 1 de Fevereiro e 15 Março, sendo os resultados revelados em Abril.