O serviço de aluguer de carros estreia-se hoje em Lisboa, que se junta a uma rede de mais de 40 países e 140 cidades, mas com o UberBlack, um serviço com condutores privados e uma experiência mais “refinada”, que esteve na origem da empresa em São Francisco em 2009.

“Vamos focar-nos em trazer a melhor experiência aos utilizadores de Lisboa”, explicou Alexandre Droulers na apresentação do serviço, adiantando que o carro neste serviço é um Classe E, com menos de 2 anos, com um motorista privado com licença comercial e uma experiência que envolve a abertura personalizada da porta do carro e uma garrafa de água.

As tarifas são de 2 euros a partir do momento da entrada no carro, a que se somam 30 cêntimos por minuto e 1,1 euros por quilómetro.. A tarifa mínima é de 8 euros

Embora sem divulgar número de carros já presentes no serviço, o responsável pela expansão da Uber na Europa Ocidental garante que em Lisboa já é possível ter um carro no espaço de 5 minutos, mas o objectivo é chegar a uma taxa de 2 ou 3 minutos de espera.

A aplicação permite localizar o utilizador e dá imediatamente os carros mais próximos, indicando o motorista seleccionado, onde vai estar localizado, e a fotografia do condutor. O pagamento é feito com o cartão de crédito associado ao serviço e no final o cliente recebe uma fatura com o valor e a indicação do percurso feito.

Para fazer a selecção a Uber tem uma equipa local de três pessoas que se responsabilizam pela gestão da comunidade e a angariação de novos condutores, um modelo semelhante ao utilizado noutros países.

"Nós damos acesso à plataforma. Os condutores não são nossos funcionários", justifica. O que oferecemos é conveniência, dando a flexibilidade aos condutores de ajustarem os seus modelos ao tipo de serviço, cobrando uma taxa de 20% em cada transacção.

Alexandre Droulers adiantou ao TeK que a estratégia de expansão da Uber está "em andamento" mas não adianta se vai avançar para outras cidades portuguesas, ou trazer para Portugal outros serviços, como o UberX ou o UberTaxi.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador