Durante dois dias, a cidade de Como, em Itália, vai ser palco de uma conferência dedicada aos temas do Governo Electrónico, contando com a organização da presidência italiana da União Europeia que teve início este mês. A European eGovernment Conference decorre entre hoje e amanhã, dias 7 e 8 de Julho, e reúne perto de 40 ministros dos vários Estados-membros, entre os quais se conta o Ministro-adjunto do Primeiro Ministro, José Luís Arnaut, que está presente com uma representação do Governo Português em que estão integrados o Gestor da UMIC, Diogo Vasconcelos e representantes da Administração Pública, empresas e sociedade civil.




A União Europeia tem vindo a medir a evolução dos serviços de Governo Electrónico que mostram ter sido conseguida uma evolução positiva, mas há ainda muito a fazer na área da disponibilização e interactividade de serviços públicos na Internet. Esta área tem sido considerada uma das principais prioridades da Europa desde o lançamento da iniciativa eEurope em 2000, durante a presidência portuguesa da União Europeia.

Entre os temas a debater durante esta conferência incluem-se o impacto do eGovernment na competitividade Europeia, a capacidade de desenvolver a produtividade e a transparência no sector público e a forma como uma abordagem centrada no cidadão ajuda o contacto com a administração e facilita a eficiência dos próprios organismos públicos.

Os exemplos mais inovadores das melhores práticas de eGovernment na Europa vão ser ainda distinguidos com o prémio "eEurope Award for Innovation in eGovernment". Sessenta e cinco projectos, dos 357 candidatos ao prémio, vão estar em exposição, sendo depois escolhidos três de entre os que se destacarem. A Câmara do Seixal é o caso português presente em Como, mostrando um projecto inovador na área da administração local que envolve sistemas de informação geográfica, entre outras vertentes.

Notícias Relacionadas:

2003-02-06 - Serviços de eGovernment portugueses em linha com a Europa

2002-09-10 - Grupo de Trabalho para eGovernment confirmado por ministro da presidência