Com data marcada para os dias 19 a 21 de Setembro, a Quarta Conferência Ministerial de eGovernment é o evento mais relevante sobre governo electrónico a decorrer no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia. Maria Manuel Leitão Marques, secretária de Estado da Modernização Administrativa sublinha que este é um momento importante para mostrar as melhores práticas do que se faz nesta área também em Portugal, que candidatou 27 projectos ao troféu "Best Practices".

"Nos últimos anos começámos a trazer o electrónico para dentro da Administração [...] Hoje estamos a começar uma nova fase que pretende levar as vantagens da mudança na Administração para casa de cada cidadão, para dentro de cada empresa", adianta Maria Manuel Leitão Marques, que garante que este espírito de tornar transversais as tecnologias está patente no tema da conferência "Reaping the Beneficts of EGovernment".

Questionada pelo TeK sobre a fraca presença de temas de Governo electrónico na agenda da Presidência Portuguesa, Maria Manuel Leitão Marques garante que esta questão está bem presente mas que a "agenda mudou em relação ao final dos anos 90 [quando foi definida a Agenda de Lisboa]. Alguns temas estão interiorizados", afirma. "Quando se discute a redução de custos para as empresas falamos também de modernização electrónica", exemplifica.

Luis Magalhães, presidente da UMIC, referiu que também na área da Sociedade do Conhecimento há diversos eventos em agenda durante estes seis meses, que abordam as várias áreas ligadas com a economia, a cidadania e a inclusão digital.

A conferência ministerial de eGovenrment realiza-se de dois em dois anos desde 2001, estando a próxima prevista para 2009 na Suécia. O programa conta com oradores de vários Estados-membros e representantes de Cabo Verde, Estados Unidos da América, para além de organizações como a UNESCO, Eurochambers e o Banco Mundial.

A par da conferência decorre também em Lisboa o encontro dos ministros europeus que tutelam esta área, sendo esperada a aprovação de uma declaração ministerial sobre eGovernment.

Notícias Relacionadas:

2007-07-06 - 311 candidaturas à 3ª edição dos prémios de eGov

2007-07-03 - Portugal quer estimular investimento em I&D durante a presidência da UE
2007-06-29 - Sociedade da Informação com pouco destaque no programa de presidência portuguesa da UE