Foi ontem aprovada por um painel do Congresso dos Estados Unidos uma lei para a criação do sub-domínio Internet ".kids.us", com o qual se pretende distinguir da Web material adequado para crianças com menos de 13 anos de idade.



Segundo o painel do Congresso que aprovou a lei, o novo sufixo pretende impedir que os mais jovens sejam confrontados com material inapropriado para a sua idade sem, de qualquer modo, interferir com a liberdade de expressão. Os conteúdos mais apropriados a adultos ou a adolescentes não serão prejudicados pela lei porque continuam a poder ser colocados em outros domínios, como o ".com" e o ".net".



A requisição de endereços ".kids.us" é voluntária e será coordenada pela NeuStar, responsável pela gestão do domínio de topo ".us", que ficará encarregue de estabelecer os padrões e decidir quais os conteúdos que os mesmos sites poderão disponibilizar.



O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) - organização internacional que gere os nomes de domínio de topo - recusou-se, anteriormente, a criar tal sufixo, afirmando que pensava não existirem padrões claros para julgar quais os conteúdos mais apropriados para crianças e para escolher quem ficaria responsável por determinar, então, qual o material aproriado a disponibilizar.



Notícias Relacionadas:

2001-07-25 - Congressistas norte-americanos exigem criação de domínio Internet para crianças

2001-04-09 - New.net efectua alianças para promover o uso de novos domínios