Carlos Zorrinho, Edite Estrela ou José Manuel Fernandes estão entre os 10 portugueses cuja presença no Twitter se tornou mais mediática e influente, revela um estudo da autoria da Burson-Marsteller, realizado em parceria com a portuguesa Lift Consulting.



Além do líder da bancada parlamentar do PS, da eurodeputada socialista e do ex-diretor do jornal Público, integram a lista das 10 personalidades mais influentes na área da política outros nomes: Daniel Oliveira, comentador político e autor do blog Arrastão; Fernanda Câncio, jornalista; Nuno Gouveia, investigador; João Galamba, deputado do PS; João Quadros, guionista; Paulo Querido, jornalista e Michael Seufert, deputado do CDS-PP.



O estudo que elenca os dez mais influentes do ciberespaço português na área da política é o G20 Influencers, uma pesquisa que apurou as 200 vozes mais influentes da política em 20 países. Além de Portugal, foi observada a atividade no Twitter em países como Espanha, França, Itália, Japão, China, India, Estados Unidos ou Canadá, entre outros.



Os resultados foram apurados com recurso à ferramenta Klout, que analisa o tráfego nos perfis e atribui uma pontuação. A atividade na rede social foi observada durante um período de 90 dias, para se concluir que os tweets mais seguidos na área da política são os publicados por políticos, jornalistas e bloggers.



Nos 10 mais portugueses, e durante o período em análise, os tweets publicados geraram em média 9.155 menções e 3.067 re-tweets. Em média, estas 10 personalidades contavam com cerca de 10 mil seguidores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira