O consórcio não-lucrativo EURid, composto por capital italiano, sueco e belga prepara-se para administrar o novo domínio de topo ".eu" da Internet, um novo sufixo destinado a atribuir às companhias e outras instituições uma presença comum na União Europeia (UE), divulgou recentemente a Reuters, citando responsáveis da UE.



Segundo alguns analistas, a implementação de um sistema de registo de domínios para o sufixo ".eu" irá abrir o caminho para a atrbuição dos primeiros endereços com o novo domínio de topo já em 2004, representando assim o fim de um processo legislativo demorado.



A União Europeia adoptou a legislação para a criação do sufixo ".eu" em Abril de 2002. De acordo com um responsável da UE familiarizado com a situação e citado pela agência de notícias, se não houverem objecções de última hora por parte dos Estados-membros, a EURid deverá tornar-se na entidade responsável pela gestão e atribuição de endereços com o domínio de topo ".eu".



Maurizio Gasparri, ministro italiano das Telecomunicações, afirmou aos jornalistas na quinta-feira passada que o European Registry for Internet Domains (EURid) estava na linha da frente da corrida face a todas as candidaturas. Mas Marc van Weseamel, director geral da empresa belga DNS especializada no registo de domínios que integra o EURid, afirmou que ainda não tinha recebido a confirmação oficial.



Com sede em Bruxelas, o EURid integra a DNS, o Instituto de Informática e Telemática (ITT) do Conselho Nacional de Investigação da Itália e a NIC-SE da Suécia. O consórcio planeia oferecer endereços para sites da Web por 10 euros ao ano. A Comissão Europeia solicitou a organizações não-lucrativas que apresentassem propostas de licitação em Setembro. Mas o processo de selecção tem sido lento, com vários revendedores de nomes de domínio a queixar-se do atraso de quase dois anos na introdução do sufixo ".eu".



Ao longo deste tempo, foram sendo introduzidos no mercado domínios de topo mais genéricos em língua inglesa como ".info" e ".biz", o que fez com que o apelo de sufixos mais específicos a regiões como o ".eu" tenha possivelmente diminuído. A procura inicial por endereços com o novo domínio de topo deverá vir de empresas localizadas na Europa continental. A Comissão não confirmou a escolha do EURid, tendo apenas afirmado que a decisão será finalizada em Abril.


Notícias Relacionadas:

2002-09-07 - Comissão Europeia à procura de organização para gerir domínio ".eu"

2002-03-26 - Conselho de ministros das telecomunicações aprova domínio Internet ".eu"