O especialista em comportamento do consumidor e investigador na Universidade da Pensilvânia, David R. Bell, considera que o comportamento dos compradores online continua a ser muito local. Com isto o académico tenta explicar que “a presença de lojas físicas próximas desempenha um papel fundamental no processo de tomada de decisão quando se trata de comprar online”, tal como revelou durante a conferência The Everywhere Store, organizada pela Tlantic em parceria com a Porto Business School (PBS).



Esta é apenas um dos factores que têm peso na forma como os internautas compram através da Internet. E é por isso que mesmo havendo dois mil milhões de pessoas com ligação à Internet, uma parte significativa dos quais através de um smartphone, “as opções offline moldam as necessidades online”, defende o norte-americano, citado em comunicado.



E a compra de bens online é um mercado que desperta curiosidade nos consumidores portugueses, como defendeu o professor João Dionísio, da PBS. “O consumidor português está alerta para o mundo digital, tem apetência para a compra online, mas demonstra alguma resistência e conservadorismo”, destacou o especialista durante as mesmas jornadas de debate.



“Os portugueses são clientes curiosos, prudentes, minuciosos e muito dependentes da generosidade e da proposta de valor – conhecidos descontos e promoções – das marcas. Hoje, o consumidor espera que as marcas venham ter com ele”, detalhou ainda o investigador português.



Apesar de se estar a assistir a uma mudança de paradigma, como defendeu Nuno de Sousa Pereira, também da Porto Business School, “os gestores e retalhistas necessitam de acompanhar o consumidor para onde ele vai ”. A existência de casos positivos, e que foram expostos na conferência, mostram a dinâmica que é possível atingir por várias empresas do mercado através da exploração das compras online.



Nota de redação: Notícia atualizada com a informação de que a organização do evento esteve a cargo da Tlantic e contou com a parceria da PBS


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