A compras online estão a ganhar fãs em todo o mundo e os portugueses não são exceção. Um estudo sobre comércio eletrónico realizado pelo Portal da Queixa em parceria com a Netquest, indica que mais de 90% dos portugueses inquiridos já comprou através da internet.

Equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens são o que os consumidores mais compram online.

Com esta prática a aumentar, o número de reclamações associadas ao comércio eletrónico também registou um aumento significativo. Ao Portal da Queixa chegam mais de 20 reclamações por dia. Em seis meses, chegaram 3.900 queixas.

A esmagadora maioria dos consumidores inquiridos (92%) afirma já ter adquirido algum produto ou serviço pela internet, sendo que, a faixa etária superior aos 59 anos é a que menos compra através da internet, em comparação com os restantes grupos.

Apenas 8% dos inquiridos não o fez e revela reticência em comprar online, apontando como principais motivos a falta de confiança em realizar pagamentos, o facto de não encontrarem a oportunidade ideal e a falta de confiança na entrega do produto.

Sobre a frequência, quase metade dos inquiridos (44%) respondeu realizar compras online, entre duas a seis vezes por ano. Quanto menor a idade, maior é a frequência de compras online, conclui-se.

A referência bancária e o cartão de crédito são os meios de pagamento mais utilizados, ficando em segundo lugar a transferência bancária e o Paypal.

A maioria dos entrevistados (seis em 10) não tem preferências geográficas na hora de comprar online. Os restantes inquiridos inclinam-se para sites nacionais, sobretudo mulheres com mais de 59 anos. A confiança nos sites é o argumento principal dos entrevistados que preferem sites nacionais, enquanto o custo de entrega mais baixo é o motivo principal de preferência por sites estrangeiros.

Os consumidores portugueses aparentam estar satisfeitos com as suas compras online, uma vez que, numa escala de 0 a 10, apresentam uma média de 7,6 no que diz respeito ao atendimento e à qualidade do serviço prestado nas suas compras online.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.