A Microsoft disponibiliza, esta quarta-feira, para download, a beta do Internet Explorer 9. As funcionalidades do novo browser vão ser apresentadas num evento que decorre em São Francisco, nos Estados Unidos, na mesma altura em que os utilizadores interessados poderão começar a descarregar a versão. Os portugueses têm direito a experimentar o navegador a partir das 19 horas.

Com o IE9, a fabricante promete uma Internet "mais rápida, desimpedida e fiável", ao mesmo tempo que se garante a interacção total com o Windows 7. "Queremos melhorar a experiência de utilização com tecnologia que permita oferecer sites cada vez mais espectaculares", referiu Ana Rita Santos, responsável na Microsoft Portugal pela área de consumo do Windows, durante a preview organizada esta quarta-feira para os jornalistas portugueses.

A comparação com o Firefox no aproveitamento de recursos do PC e funcionalidades como a fixação de sites - que permite colocar na task bar um qualquer site como se de uma aplicação se tratasse - foram algumas dos aspectos destacados durante a demonstração.

"O IE9 tira partido dos equipamentos, fazendo uma utilização mais eficiente dos seus recursos. Consegue assim entregar uma melhor experiência gráfica a quem navega na Internet", assegurou Ana Rita Santos.

Para Marcos Santos, responsável pelo negócio Office em Portugal, a aposta justifica-se, já que "o browser é uma ferramenta cada vez mais importante para a Microsoft", como demonstrou durante a apresentação de algumas das funcionalidades do novo Office 2010, que podem beneficiar do acesso à Web.

Relativamente à suite de produtividade, disponível em português desde 10 de Agosto, Marcos Santos acrescentou que as vendas durante este espaço de tempo aumentaram 13 por cento face a idêntico período de 2009.

Patrícia Calé