Mostrando uma extensão maior do que o inicialmente previsto, o suposto ataque de phishing que colocou em risco milhares de contas do Hotmail terá atingido outros serviços de correio electrónico.

Depois da lista de mais de 10 mil passwords de acesso a contas do Hotmail, foi publicado no pastebin.com um segundo documento com informação idêntica de serviços como o Gmail, Yahoo, AOL, Comcast e Earthlink, indica o Neowin.net – a mesma publicação que avançou a primeira notícia.

A Google já confirmou, inclusive, em declarações à BBC, que as suas contas de email foram alvo de um ataque de phishing.

Esta segunda lista, entretanto retirada, misturava de acordo com o Neowin endereços verdadeiros com endereços falsos, desconhecendo-se se os autores do primeiro documento foram os mesmos que produziram esta segunda listagem.

Tal como a Microsoft, o Google garantiu que a situação foi originada por um mega-esquema fraudulento, não estando relacionada com qualquer problema de segurança interno.

A notícia que teriam sido roubadas e publicadas na Internet vários milhares de passwords relativas a contas Hotmail foi avançada na segunda-feira pelo Neowin, apontando-se como causa provável a existência de um ataque de phishing.

De acordo com a mesma publicação, a recolha das passwords pode ter sido feita através de serviços que prometem mostrar quais os contactos que mantêm contas Windows Live Messenger bloqueadas, em troca das credenciais de log in da conta em causa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.