Os Estados Unidos já têm uma liga profissional de drones, que nos próximos meses ganha mais um canal de divulgação, o Twitch. A plataforma de streaming vai fazer a transmissão ao vivo das corridas a partir de agosto, na mesma altura em que a recém criada Drone Racing League (DRL) também chega à televisão.

Os canais Discovery Channel e National Geographic vão passar a transmitir as provas, embora o Twitch, mais conhecido pela transmissão ao vivo e em direto de campeonatos de videojogos - possa até vir a oferecer mais audiência à DRL. Dados de 2015 davam conta da existência de 100 milhões de utilizadores mensais na plataforma. 

Nestas competições, os pilotos fazem voar os seus drones com recurso a óculos de realidade virtual, que vão transmitindo a perspectiva do veículo não tripulado através de uma câmara incorporada no aparelho.

Para a transmissão no Twitch, que é por excelência uma plataforma de gaming, associar este recurso à realidade virtual pode figurar como um pormenor valioso na captação de audiências, dado que o recurso à VR é cada vez mais explorado nos videojogos e considerado o futuro da indústria.

Nas competições desta liga, todos os pilotos são obrigados a utilizar o mesmo modelo, o DRL Racer2 que pode atingir velocidades de 120 km/h, remetendo para as capacidades do condutor o factor diferencial. 

A chegada da DRL ao Twitch assinala também o primeiro grande patrocínio da competição que será assegurado pela Mountain Dew, uma marca de refrigerantes norte-americana.

As duas primeiras corridas vão acontecer em agosto.