Depois de um período experimental de alguns dias, o Criar2009 abandona a versão beta e apresenta-se oficialmente ao público a partir desta terça-feira, 3 de Fevereiro.

O site foi desenvolvido para divulgar as iniciativas organizadas em Portugal no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, assinalado em 2009, mas a task force portuguesa que coordena o projecto quis ir mais além da presença institucional e criar um verdadeiro espaço público de discussão em redor do tema.

"Em vez de uma simples replicação do site europeu, decidimos apostar num site como oportunidade para usar em pleno as ferramentas que a Web 2.0 nos proporciona", referiu Rui Grilo, gestor do projecto, em declarações ao TeK.

Numa nova experiência em sites públicos, o Criar agrega conteúdos publicados em blogs, tweets ou comunidades sociais, seja texto ou imagem, de forma automática, quando a criatividade e a inovação são o tema.

No lugar de esperar pelas submissões de artigos e matérias, os responsáveis pelo site vão procurar à Web por esses conteúdos, tendo definido o uso de uma etiqueta para uso global - criar2009. "Basta ao cidadão etiquetar com ela os seus conteúdos que tenham a ver com os temas e os nossos infobots farão o resto, compilando a informação multimédia proporcionada pela sociedade", explica-se no portal.

"É a primeira vez que um site público em Portugal se apresenta como um agregador de conteúdos", fez questão de salientar Rui Grilo. Segundo o responsável, esta foi também uma forma da task force portuguesa responder ao desafio lançado pelo Parlamento Europeu com o Ano da Criatividade e da Inovação.

A parte mais institucional deste portal está reservada a uma coluna do lado direito, onde são apresentadas todas as iniciativas previstas para Portugal no âmbito do ano europeu. Aqui a listagem pode ser vista da habitual forma cronológica, mas também pesquisada - ao bom estilo da nova Internet - em tag cloud.

O espaço central da homepage está habitualmente reservado à publicação de artigos e opiniões dos membros da task force e de outros responsáveis governamentais. Também aqui os internautas são convidados a participar, deixando os seus comentários aos posts.

Segundo Rui Grilo, o mote do Parlamento Europeu foi um "excelente pretexto" para testar "uma nova dinâmica" em Portugal, reaproveitando as ferramentas da que depois poderá ser transposta para outros projectos online da Administração Pública, sugere.

Em ano europeu dedicado à criatividade e à inovação, a equipa do Criar2009 salienta que o site não é um projecto acabado, prometendo adicionar novas funcionalidades sempre que estas se confirmem como tal na nova Web 2.0.

Patrícia Calé