Foi hoje publicamente anunciado um novo site de comércio electrónico disponibilizado pela Criterium, uma empresa portuguesa de distribuição de produtos informáticos. Encarado mais como uma ferramenta do que um site, este novo sistema permite aos clientes da Criterium colocar encomendas online mas também consultar toda a informação sobre a sua conta corrente, verificar o estado dos pedidos de assistência técnica e ainda consultar dados sobre stocks e características técnicas dos produtos.

O Criterium WebStore está pronto há quase um ano e tem sido objecto de diversos testes de verificação, tendo sido agora concluído o processo de atribuição de passwords de autenticação à base de clientes da distribuidora. Esse foi o último passo para a disponibilização completa do sistema que aposta na segurança e confidencialidade dos dados dos clientes, cujo número ultrapassou em 2003 os 3.500.

Amândio Rego, Director de operações e responsável pelo projecto da WebStore não quis adiantar ao TeK o valor do investimento, explicando que o sistema foi desenvolvido em parceria com a Praxia, um parceiro da Oracle. A Criterium possuía já uma Base de Dados Oracle e um sistema de Resource Planning (RP) e com a WebStore partilha com os seus clientes as vantagens de ter estes recursos acessíveis ao cliente, criando uma maior transparência.

A optimização dos recursos mas também um melhor serviço prestado ao cliente, o retalhista, num mercado altamente concorrencial são as principais vantagens da WebStore, segundo explicou o director de operações da empresa. Entre algumas singularidades do sistema contam-se a disponibilização de informação através de XML aos clientes, que podem ligar o seu site online à base de dados da Criterium para exibir informação sobre disponibilidade de stocks ou consulta de informação técnica sobre determinado produto.

Esperando que o sistema seja utilizado sobretudo pelos pequenos clientes, Amândio Rego acredita que a WebStore trará grandes benefícios a nível da transparência mas também da resposta da Criterium aos pedidos dos retalhistas, para além de facilitar processos altamente burocráticos como o pedido de assistência técnica pós venda.

A Criterium foi formada em 1990 e em 2002 transformou-se na Criterium DI, uma sociedade anónima de capitais nacionais com um modelo de negócio totalmente indirecto e apenas dirigido a revendedores de informática. Para além da distribuição informática a Criterium é também fabricante dos computadores Shine e assemblador dos portáteis Asus.

Notícias Relacionadas:
2003-07-16 - Fabricantes portugueses de equipamento informático criam associação para defender interesses

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.