Encerrou no passado Domingo a primeira edição portuguesa da CyberMonday. A iniciativa reuniu 50 lojas, que durante uma semana promoveram descontos em produtos de diversas áreas, atraindo mais de 50 mil visitantes, que permitiram cerca de 53 mil redireccionamentos para as lojas aderentes.

Os números finais, admitem os organizadores, ficaram "muito aquém das expectativas" iniciais que eram elevadas. Sónia Files, do KuantoKusta - que organizou a iniciativa - explica ao TeK que isto se deveu em grande medida a uma "tímida aposta das lojas na iniciativa", algo que a organização diz compreender em parte, "uma vez que falamos da primeira edição" da iniciativa.

"Não sabíamos muito bem como é que as pessoas iam reagir, mas as expectativas eram muito altas", assume Sónia Files. A intenção de repetir a CyberMonday no próximo ano no entanto mantém-se, já que os organizadores acreditam que após uma primeira edição e com mais tempo para preparar o evento, as "lojas vão arriscar mais nos preços e produtos a promover e os consumidores vão ter mais confiança na CyberMonday".

Estas são aliás duas das áreas a melhorar na edição 2010 da CyberMonday, como assume a organização. Perceber melhor o que pretendem os consumidores interessados neste tipo de iniciativa, o que contam conseguir com mais tempo de preparação do evento e assegurar ofertas mais atractivas em termos de preços, "mostrando às lojas que é preciso apostar verdadeiramente em promoções", remata Sónia Files.

Cristina A. Ferreira