Da Cidade Maravilhosa para a “Cidade da Tecnologia”. Terminados os Jogos Olímpicos de 2016, Tóquio começa agora a fazer os preparativos para receber um dos maiores eventos desportivos do mundo, que acontece daqui a quatro anos.

No decorrer da cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe subiu ao palco. Mas ao invés dos habituais fato e gravata, o estadista apareceu vestido como o mais famoso canalizador italiano Super Mario, depois de ter emergido de um tubo verde. A mais emblemática personagem da fabricante de videojogos nipónica Nintendo pautou o momento da passagem da tocha olímpica e mostrou que os jogos de vídeo e a tecnologia são a “imagem de marca” do Japão.

Antecedendo o aparecimento de Shinzo Abe, foi mostrado um pequeno vídeo ao público no qual é explicada a "transformação" do primeiro-ministro em Super Mario e a sua viagem até ao Rio de Janeiro.

De acordo com o portal Statista, a Sony e a Nintendo, ambas empresas japonesas, estão entre os maiores produtores de videojogos do mundo, ao lado da chinesa Tencent e da norte-americana Microsoft.

Dados divulgados pelo site indicam ainda que o Wii Sports, da Nintendo, é o jogo para consola mais vendido de sempre em todo o mundo, seguido pelo Super Mario Bros., pelo Mario Kart Wii e pelo Wii Sports Resort. Isto mostra, sem qualquer sombra de dúvida, que o Japão é um - senão mesmo “o” - peso-pesado do mundo dos videojogos e que esta, a par da tecnologia, é a indústria porta-estandarte do país.